O que é ser testemunha de Jesus Cristo?
Você tem sido testemunha do Senhor? O que te leva a pensar que sim ou que não?
Neste estudo bíblico vamos aprender um pouco mais sobre isso.
Texto Base
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 1:8 (ARA)
Introdução
Após ressuscitar, a Bíblia nos diz que Jesus apareceu fisicamente aos discípulos por quarenta dias (At. 1:3) e depois disto foi elevado aos céus. Entretanto, minutos antes disto, Ele propaga suas palavras finais de instrução aos seus apóstolos: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).
Na narrativa bíblica as últimas palavras de uma pessoa geralmente são de grande peso para seu legado e a continuidade dele. No caso de Cristo, não foi diferente. Ele dá uma promessa e uma missão aos discípulos: a promessa de que receberiam o poder do Espírito Santo e a missão de serem testemunhas de Cristo em todo o mundo.
Atualmente, muitos associam o verbo “testemunhar” a pregar a Palavra ou a evangelizar e, com certeza, estes são resultados de ser uma testemunha de Jesus, mas ser uma testemunha se resume a isto.
Então, o que é ser uma testemunha?
Em Atos 4:20, os líderes religiosos tentam proibir os apóstolos de falarem de Jesus, mas a resposta deles revela o que eles entendiam como ser testemunha:
pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Atos 4:20 (ARA)
Perceba que eles entendiam que ser testemunha do Senhor não é simplesmente pregar, mas contar tudo o que viram e ouviram. Isto é o que uma testemunha faz!
Recentemente um caminhoneiro experiente me disse que certa vez, enquanto transportava uma carga, viu à sua frente um caminhão grande que descia uma serra. Entretanto, ele percebeu que os freios do veículo à frente iriam dar problemas, pois havia fumaça saindo das rodas. Logo, ele reduziu sua velocidade e passou a segurar o fluxo de carros atrás do seu próprio caminhão.
No fim da serra, aquele caminhão se chocou com um outro que vinha na direção contrária. No momento em que a colisão era iminente, os motoristas tentaram realizar manobras e conseguiram evitar a colisão de suas cabines, mas as carrocerias bateram forte, espalhando o leite (que um carregava) misturado com óleo (que o outro condutor levava), além de os veículos fecharem os dois lados da pista.
Um carro que estava atrás do rapaz que me relatou o ultrapassou pelo acostamento e se deparou com o estrago à frente. Feito isso, o motorista perdeu o controle da direção do seu carro, bateu nas ferragens dos caminhões e morreu. O caminhoneiro que me contou disse que o trânsito ficou imóvel (totalmente parado) por cerca de oito horas até que tudo fosse limpo e as pistas liberadas. Em dado momento um policial se aproximou e perguntou se ele tinha visto o acidente. Contudo, ele respondeu que não.
Confesso que assustei quando ele me contou isso e logo ele explicou: “eu já tinha perdido um dia de trabalho, se eu dissesse que tinha visto, teria sido levado ao posto policial, perdido mais tempo de trabalho e ainda teria que comparecer às audiências quando fosse intimado como testemunha”.
Imediatamente após ouvir a resposta dele, uma frase me veio à mente:
Testemunhas estão completamente comprometidas no processo!
Uma testemunha em processos legais tem a obrigação de falar única e exclusivamente o que elas viram e ouviram sobre o fato. Elas não podem mentir, não poder omitir e nem faltar à audiência, pois isso é crime! Da mesma maneira, uma testemunha de Cristo deve falar o que ela experimentou sobre seu Senhor! Uma testemunha de Jesus deve entender que está completamente comprometida no processo do Reino de Deus e que um dia será julgada se não cumprir o seu papel.
Mas, como testemunhar se eu nunca vi Jesus?
Veja o que o apóstolo Pedro nos diz:
Embora nunca o [Jesus] tenham visto, vocês o amam. E, ainda que não o vejam agora, creem nele e se regozijam com alegria inexprimível e gloriosa
1 Pedro 1:8 (NVT)
O nosso relacionamento com Cristo é baseado na fé, que é crer mesmo sem ver. Assim, não precisamos ver Jesus para ter experiências e um relacionamento com Ele. Podemos ouvir Jesus através da Bíblia e da oração, podemos sentir Sua presença através da adoração e da comunhão com os irmãos, podemos nos aproximar de quem Ele é vivendo o que a Bíblia diz. Algumas pessoas podem até ter experiências sobrenaturais e terem visões do Senhor, mas o padrão para nos relacionarmos com Ele é pela fé na Palavra de Deus e não necessariamente pelas experiências. Então, use sua fé para conhecer Jesus e ser testemunha viva de quem Ele é do que fez por você.
Uma vez que começamos a andar com Cristo, a transformação nas nossas vidas será visível. Por isso, que na igreja é cheio de “ex”… Ex-ladrões, ex-traficantes, ex-corruptos, ex-mentirosos, ex-invejosos, etc… Um relacionamento com Jesus muda nossas vidas.
Você é ex o que?
Eu não sei o que e nem como falar… Como serei testemunha de Jesus?
Perceba ainda que antes de sermos testemunhas do Senhor, recebemos o Espírito Santo que por si só dá testemunho do nosso Salvador (Jo. 15:26-27). O Espirito de Deus veio habitar em nós para nos ensinar a verdade sobre Cristo e para nos usar com seu poder, por isso que antes de mandar que sejamos Suas testemunhas, Jesus disse: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At. 1:8a), só depois disso que o Senhor adicionou que seremos testemunhas.
Por que?
Porque o Espírito Santo é o próprio Jesus vivendo em nós. Ele, com Seu poder fluirá através de nós para que nossas palavras sobre Cristo não sejam simplesmente informações, mas sim revelações espirituais e é por isso que a Palavra de Deus é viva e eficaz!
Quando você fala de quem Jesus é, do que Ele fez por você e do que Ele está fazendo em você, o Espírito de Deus enxarca suas palavras com unção. Assim, pessoas são salvas, curadas, libertas e ativadas espiritualmente, porque somos simplesmente as testemunhas que relatam a verdade mais pura e poderosa do universo: Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.
Agora me diz…
- Quem foi uma testemunha de Jesus para você? Como você se converteu?
- Quem é Jesus para você?
- O que Jesus fez na sua vida?
- Você já contou seu testemunho para alguém? Como foi?
- O que você tem feito para ser uma testemunha fiel de Cristo?
Vou ficar feliz em poder ouvir ou ler suas respostas nos comentários ou nas minhas redes sociais.
DASAFIO
Fale para pelo menos uma pessoa, que não seja cristã, o que Jesus fez na sua vida.
Diga a ela sobre como Jesus te salvou, sobre suas experiências com Ele e sobre o que a Bíblia ensina sobre a salvação e o senhorio de Cristo, mas é claro: antes de tudo peça que o Espírito Santo te dê as palavras certas e que flua com verdade através de você.
Escrito por: Raphael Pacheco
Instagram | TikTok | Youtube
Deixe um comentário